LÂMPADA FLUORESCENTE COMPACTA

08:38 By ACQUATICOS , In

Lâmpadas fluorescentes compactas são populares por serem usadas em nossas casas devido a sua economia e eficiência energética que em geral é de 55-68 lumens/watt nas mais comuns.
GRAFICO COM EMISÃO DE LUMENS POR WATT

Com sua pequena dimensão que requer apenas metade do espaço que as lâmpadas fluorescentes normais às tornaram especialmente atraentes devido à falta de opções de iluminação para aquários pequenos este tipo de iluminação e comumente usado onde necessita de um sistema de iluminação eficiente e compacto, como já esta disponível em vários tamanhos de 10cm a 90cm de comprimento e wattagem que variam de 5W a 96W e com uma ampla gama de espectros em temperatura de cor (Kelvin) de 2700K a 20.000K, com isso inclui o espectro completo, ótimo para qualquer aquário; espectro azul necessários para aquários de recifes de água salgada e 50/50 combinação de ambos, com maior potência de iluminação em uma área reduzida com tubos menores e mais finos em forma de "U" produz uma luz mais brilhante e intensa emitindo cerca de 90% mais brilho podendo equivaler a 2x ao valor em watts declarado. Por exemplo, 9 watts de uma lâmpada compacta equivale a 18 watts de fluorescente comum, portanto iluminam muito mais o aquário, desta forma não precisa de muitas lâmpadas par obter o mesmo resultado.
Os tipos de base mais comuns utilizados neste sistema de iluminação são com configuração de 2 pinos pino quadrado, 4 pinos em linha reta modelo europeu, 4 pinos de configuração quadrada, muitas vezes referida como Panasonic ou estilo japonês,sendo que todos os modelos referido precisão da instalação de um sistema de reator que pode ser convencional ou eletrônico e a mais comum de rosca para soquetes universais E27, estas no caso já possuem seus reatores acoplados na base da lâmpada. Os estilos de base da lâmpada não são compatíveis umas com as outras. Portanto verifique qual tipo de base de sua unidade de iluminação exige antes de comprar sua lâmpada.
LÂMPADA DE 2 PINOS COM PINO QUADRADO


LÂMPADA COM 4 PINOS EM LINHA RETA


LÂMPADA COM 4 PINOS EM CONFIGURAÇÃO QUALDRADA


LÂMPADA DE ROSCA PARA SOQUETES E27

REATOR ELETRÔNICO DE UMA LÂMPADA DE ROSCA E27

Há dois tipos de lâmpadas fluorescente compactas, as destinadas para serem usadas em nossas residências e as destinada para aquarismo, a diferença das lâmpadas residenciais esta na sua temperatura de cor que geralmente são mais baixas em torno de 2700Ka 6500K mas nada impede que sejam usadas em aquários, pois 6500K e uma ótima temperatura de cor para aquários plantados seu uso fica apenas restrito em aquário de corais. As lâmpadas destinadas ao aquarismo já possuem uma gama maior de temperatura de chegando aos 20.000K, o que torna seu uso especialmente para aquários de corais.
Devido executar a iluminação maneira superior com espaço reduzido às lâmpadas fluorescentes comuns e gastarem menos energia com baixo custo operacional e a longevidade que estas lâmpadas oferecem comparando-se com as lâmpadas atuais que necessitam ser trocadas a cada 8-10 meses, as compactas podendo ser trocadas a cada 20-24 meses, gerando assim um melhor custo beneficio, estes sistemas tem se tornado uma boa escolha para a maioria dos aquários comparando com todos os outros tipos de iluminação. O uso regular, juntamente com a passagem do tempo, degrada o gás e revestimento de dentro da lâmpada, mudando a intensidade e o espectro da luz produzida pela lâmpada. Devido a isso, é importante que as lâmpadas fluorescentes compactas sejam alteradas em um tempo regular, geralmente entre 12-24 meses, dependendo necessariamente da qualidade da luz.
As lâmpadas fluorescentes compactas produzir energia térmica significativamente menor do que outras fontes de luz intensa. Tal como os outros sistemas fluorescentes de alta potência, as lâmpadas compactas podem produzir uma quantidade de calor proporcional ao número de watts do sistema. Quando são utilizadas várias lâmpadas, um ventilador usado como sistema de refrigeração, deve ser incorporado à tampa de iluminação para remover qualquer excesso de calor.
As lâmpadas fluorescentes compactas são uma excelente escolha para quase todos os tipo de aquário, principalmente os de pequeno porte, mas sua utilização não é indicada como outros sistemas de iluminação fluorescente para aquários com mais de 50cm de altura.

CLEBER LUIZ DA SILVA

5 comentários:

Anônimo disse...

Uso 3 compactas de 6400k, 1 de 24W e 2 de 30w, todas com 69 lumems/w e meu aquário tem 55 cm de coluna d'água e não vi problemas com a iluminação, pois possuo plantas carpete e outras muito exigentes como a tenelus amano e echinodorus mínima e não houve problemas com o desenvolvimento delas. meu aqua possui 280 litros. Se quiserem envio fotos por e-mail. Meu end: rafaelmleal@hotmail.com

José Luiz disse...

comecei a 2 meses um aquario para guppies,com 1.00x 0.40 x 0.40,usando duas compactas brancas de 15w cada,ligadas 08:00 dia,tenho plantas como: valisneria,diformmis,cabomba,musgo de java,higrofilia e mayaca. Ate o momento só a mayaca não está bem,porem acredito seja culpa do PH = 7.4 que ainda esta sendo estabilizado. Futuramente direi como está a flora.

Unknown disse...

ola tenho 2lanpadas fluorecente 5w 6400k conprei 2 reatores como faco para ligar os reatores sao proprio para elas

Helloiza Alonso disse...

como posso procurar pela melhor loja de materiais eletricos em sp e usar as dicas?

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO