LUZ FLUORESCENTE T8 E T12

10:35 By ACQUATICOS , In

Os diâmetros mais comuns para as lâmpadas fluorescentes são T8 e T12. A maioria das luminárias vai aceitar as duas, mas as potências são diferentes. Para duas lâmpadas do mesmo comprimento, o menor em diâmetro terá uma voltagem mais baixa. Por exemplo, uma lâmpada T12 lâmpada produz 40 watts, enquanto uma lâmpada T8 produz apenas 32 watts. Além disso, as lâmpadas fluorescentes oferecem uma grande variedade de espectros para escolher. Estas variações de espectros das luzes não da beleza somente aos peixes também para plantas. A lâmpada fluorescente é constituída por um tubo de vidro preenchido com gás. A eletricidade é passada através do tubo provocando os gases dentro do tubo de calor para o ponto onde eles brilham, produzindo luz de diferentes espectros de luz que são conseguidos através do revestimento interior do tubo com diferentes misturas de fósforos. Quando a luz passa através do revestimento, os fósforos produzem cores com base na sua composição química. Ao longo do tempo, o gás e o revestimento de dentro da lâmpada irão degradar com o uso, mudando a intensidade e o espectro da luz produzida pela lâmpada.
MODEELO COMUM DE TUBOS FLUORESCENTE

Estes são os tipos de lâmpadas são as mais encontradas na maioria dos aquários por ser muito acessíveis. Elas geralmente variam de 15 a 40 watts com comprimentos que variam de 45 cm a 120 cm e têm avaliações Kelvin de 3.000 ° a 10 mil graus. Os custos operacionais para estes sistemas são baixos em comparação a outros tipos de iluminação dependendo do tipo e tamanhos. Outra vantagem desses sistemas é a menor quantidade de calor produzido. Portanto, um aquário que é iluminado com lâmpadas fluorescentes padrão geralmente não requer um resfriador de água ou uma tampa com ventiladores. Estes sistemas fluorescentes é uma boa escolha tanto para água doce e água salgada aquários apenas de peixes. Elevado rendimento luminoso, baixo consumo de energia e vida útil longa é algumas das razões que fazem destas lâmpadas o formato clássico para a iluminação de aquários.
Quando a lâmpada fluorescente surgiu, não havia um monte de opções, mas hoje se pode argumentar o contrário há muitas opções com o progresso da técnica na fabricação destas lâmpadas, foram desenvolvidos fluorescentes que permitem conseguir os mais variados espectros luminosos, e agora dispomos de lâmpadas fluorescentes que reproduzem de uma forma muito aproximada à luz solar, outras que emitem radiações mais apropriadas para a realização da fotossíntese, essas especialmente dedicadas ao cultivo de plantas.
CALHA COM TUBOS FLUORESCENTE COMUM

T12, esta lâmpada geralmente usa watts mais e ter uma menor quantidade de lumens por watt taxa (geralmente em torno de 40) e é comum nas luzes da loja e até as lâmpadas do aquário. Estes geralmente são as lâmpadas menos caro para comprar e, embora possam ser "velha escola", estes ainda podem fazer-se para lá de baixa tecnologia com o fato de que você pode comprar várias por um preço baixo para compensar a baixa eficiência. O cuidado principal que eu gostaria de acrescentar a esses destas lâmpadas para aquários são muitos fóruns e muitas vezes sugerem a utilização de luzes de loja como uma alternativa barata para muitas luzes do aquário, no entanto, uma loja de 4100 K luz branca fria não vai chegar perto de uma K 6400 lâmpada de luz que é de eficácia PAR pico (mesmo se você combinar lumens).

T8 são lâmpadas fluorescentes tubulares com 26 mm de espessura. As modernas lâmpadas trifósforas equipadas com reatores eletrônicos apresentam uma duração média de 20000 horas e uma vida útil de 18000. Em aquários plantados este tipo de lâmpadas deve ser mudado de 10.000 em 10.000 horas ou a cada 8 a 12 meses para manter o mesmo resultado e espectros de cores que a vida aquática benefício.
Estas lâmpadas existem em diferentes temperaturas de cor e com vários índices de restituição de cor permitem ao aquarista criar um leque infindável de ambientes e criar um conjunto eficaz de espectros para qualquer aquário plantado prefira para plantados entre 4200k e 8000k. Existem no mercado nacional em diversas potências entre os 14 e os 58w.
A iluminação fluorescente é muito eficiente, pois produz mais luz por watt e menos calor e por isso é ideal para uso em aquários em geral. Recomendo usar iluminação fluorescente em aquários apenas de peixes, tanto em configurações lâmpada única ou múltipla, dependendo da altura do aquário.

CLEBER LUIZ DA SILVA

2 comentários:

Francisco Ferreira disse...

Olá bom dia.

Eu tenho um plantado com 550comp X 500 Alt X 350 fundo e gostaria de saber qual iluminaçao devo por? pois tenho pouco espaço na tampa do movel e é arriscado nao ter tampa porque o meu gato persa adora olhar para os peixinhos a nadar e tenho medo de um dia ele querer nadar tambem com eles!! rsrsrs
Aguardarei resposta de sua parte que desde ja agradeco para mail chicohilarioferreira@gmail.com Muitos parabens pelo sei blogger esta o maximo!!
abraço
Francisco Ferreira

Anônimo disse...

Tenho uma lampada de 1.20 de tamanho e gostaria de saber qual T(x) devo usar

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO