ILUMINAÇÃO DE PLASMA PARA AQUÁRIOS

06:19 By ACQUATICOS , In

O que seria do futuro do aquarismo se não houvesse pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. A minha procura por um sistema inovador em iluminação acabou me levando a uma tecnologia que parece ser a mais promissora em se tratando de iluminação para aquários. Trata-se uma tecnologia não tão nova quanto à iluminação LED, mas é uma tecnologia nova e ainda pouco explorada em aquários, é a tecnologia de PLASMA, se trata de uma lâmpada que usa a tecnologia de plasma para atingir o seu brilho emitindo muita luz e oferecendo uma iluminação ultra-eficiente.
A tecnologia é simples por ser parcialmente embalado num material dielétrico e funciona com gás argônio no meio, bem como um componente chamado de GNOMO ou puck.
LÂMPADA DE PLASMA EM GNOMO



SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DE PLASMA



PLASMA é uma nova classe na fonte de iluminação no estado sólido com alta intensidade de luz. Com a eficiência energética, longa vida útil, e cor do espectro completo, aplicações de iluminação de PLASMA funcionam melhor em comparação com métodos convencionais, tais como HQI ou fontes ainda mais recentes, como LED.
Lâmpada de PLASMA hoje é a que tem o melhor índice de reprodução de cores (CRI ou IRC) chega a 97% da luz branca, ou seja, conceitualmente a melhor fonte de luz para aquários. Alem disso uma lâmpada do tamanho de uma cápsula de remédio tem a potência de 260WATTS com um altíssimo fator de conversão lúmen por Watt produzido.
LÂMPADA DE PLASMA



A iluminação de PLASMA vem sendo testada mais em aquários de corais. Como essa minúscula lâmpada gera até 140 lumens por watt, que é o dobro da eficiência das lâmpadas fluorescentes compactas, e ainda melhor que os 90-110 lumens gerados por watt de LEDs de alto desempenho, o que sem dúvida a fonte de luz mais eficiente para o aquário quase sendo uma luz solar natural.
COMPARAÇÃO DE GERAÇÃO DE LUMENS EM WATTS



A opção de iluminação de PLASMA e mais eficiente do que sistemas tradicionais HQI, pois seu PAR fornece o valor 180% superiores ao de uma instalação de 10.000 K de uma HQI de 400 WATTS isto usando apenas 250 WATTS.
COMPARAÇÃO DE GERAÇÃO DE LUMINOSIDADE

O aparelho também se aciona muito rapidamente, atingindo o brilho total em 40 segundos.
AQUÁRIO ILUMINADO COM LÂMPADAS DE PLASMA

Com uma temperatura de cor de 5.300 K a 100%, lhe dando um amplo espectro de iluminação.
No momento uma grande desvantagem sobre o uso de iluminação de PLASMA em aquário devido à temperatura de cor, pois as lâmpadas em plena potência variam de 5.000K a 6.100 K, o que seria considerado demasiado amarelo para os gostos de aquaristas marinhos. As luzes podem atingir mais de 20.000 K, mas em níveis PAR significativamente reduzida. Para aquários marinhos o ideal seria criar uma lâmpada de plasma que exibe uma luz azulada.
ESPECTRO GERADO POR UMA LÂMPADA DE PLASMA

A fonte de alimentação estará disponível como simples unidades autônomas ou como dispositivas networkable que irá enviar os dados operacionais da lâmpada a uma unidade central para que o desempenho e os problemas possam ser monitorados constantemente.
NETWORKABLE QUE REALIZA A OPERAÇÃO DA LÂMPADA DE PLASMA

A principal vantagem na iluminação de plasma é que a energia que é dirigida para a lâmpada via radiofrequência eletromagnéticas de ondas (RF), sendo que necessário a utilização de um refletor especial e um driver onde são produzidas as radiofrequências eletromagnéticas de ondas (RF) que são direcionadas para o centro da lâmpada de PLASMA onde micro-ondas de excitação de um gás de argônio que mistura iodetos metálicos para criar um gás de plasma, para seu acendimento assim você não precisa de nenhuma conexão elétrica via eletrodos para obter a energia para a lâmpada. Quando a energia elétrica é fornecida ao disco, o disco funciona como uma lente elétrica. Ela aquece o argônio a uma temperatura de 6.000º Kelvin, e transforma o gás em um plasma que emite luz de PLASMA, cujos 6.000º Kelvin de temperatura, também emite um espectro que é muito parecido com o espectro da luz solar. A fonte de luz em si vem com um suporte que também atua como um dissipador de calor, devido à alta temperatura gerada no funcionamento da lâmpada a necessidade de um sistema de resfriamento no drive da lâmpada para minimizar o calor produzido na geração da luz.
ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO DA LÂMPADA DE PLASMA




As lâmpadas de Plasma são totalmente reguláveis e a terá controle a bordo de escurecimento ou um controle remoto a cabo permitindo escurecimento 2% a 10%. Eles oferecem integração a sistemas comerciais, bem como uma infinidade de outras soluções personalizadas de controle com características controlável através de um telefone celular.
CONTROLE REMOTO PARA CONTROLE DA LÂMPADA


Essas lâmpadas também serão personalizáveis às necessidades do seu aquário com uma variedade de refletores de ações ou a capacidade de criar um refletor personalizado para atender os tanques dando efeitos de iluminação, os refletores padrão geram 55 graus de propagação a outras opções, incluindo uma inundação de 100 graus, a 30º a 55º de profundidade isto em um refletor retangular, um dissipador de calor e necessário caso seja feita uma adaptação em um refletor para lâmpadas HQI. A fonte de luz em si vem com um suporte que também atua como um dissipador de calor.
REFLETOR COM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

Como o protótipo Iluminação montada a lâmpada dentro de um refletor de HQI cortando um buraco no centro. Este tipo de design refletor oferece o benefício de uma alta propagação do sistema de iluminação, no entanto, a geometria não é o ideal para a lâmpada de plasma, mas espero projetos específicos esteja disponível mais cedo, ou mais tarde.
LÂMPADA DE PLASMA ACOPLADA EM UM REFLETOR DE ILUMINAÇÃO HQI



Não vão longe os dias para paramos de substituir lâmpadas HQI de cada seis a nove meses, com um tempo de vida efetivo de 25.000 horas, as lâmpadas de PLASMA com prestação de mais de seis anos de uso funcionando 12 horas por dia. Além da eficiência energética adquirida, e produzindo menos radiação infravermelha que as lâmpadas HQI permitindo menor dependência de refrigeradores e outros equipamentos de refrigeração.
Por ser uma tecnologia iluminação ainda muito nova que ainda se encontra em teste, mas sem duvida será uma tecnologia atrativa para os aquaristas devido à sua alta intensidade de iluminação, e a lâmpada um tamanho muito reduzido em relação aos outros sistemas de iluminação existente no mercado aquáristicos. Por enquanto só existe um fabricante dedicado ao mercado de produtos para aquarismo, o equipamento também custa caro no momento por isso não ira superar LED e as HQI em popularidade. Mas a luz de plasma está chegando ao mercado de aquárismo mais cedo do que esperávamos com isso abrindo caminho para uma nova revolução na iluminação totalmente novo no hobby. Baseado na tecnologia de iluminação de PLASMA, o dispositivo já está em uso e estará em breve disponível para aficionados por toda parte do mundo, com esta tecnologia que está apenas ajudando a conduzir o hobby para frente.

CLEBER LUIZ DA SILVA

2 comentários:

tina disse...

procurando iluminaçao pro aquario acabei, parando por aqui.

muitissimo interessnte a iluminaçao de plasma, so lamento a questao do custo que por ser novidade para o hoby vira bem incrementada, agora curioso é que como tao peuqena tanto lumen achei muito bommmm.

obrigada por partilhar a informaçao.

cristina pinto
malaga - espanha

Bona disse...

Cpmo encontrar esse tipo de lâmpada aqui no Brasil?

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO