EFICIÊNCIA LUMINOSA OBTIDA POR UMA LUMINÁRIA

11:41 By ACQUATICOS , In

A iluminação quando trabalhada com seriedade e profissionalismo pode criar ambientes e modificá-los, pois a tecnologia de iluminação tem percorrido um longo caminho desde os tempos da lâmpada incandescente, sendo que agora com diversos tipos de lâmpadas disponíveis, a escolha da lâmpada certa para atender as necessidades de nosso aquário pode às vezes nos confundir. Há outros acessórios, a considerar também como, temporizadores, reatores, fiação. Mas embora considerando toda a parafernália, os fabricantes, por vezes, tendem a negligenciar um aspecto extremamente importante que deve ser incorporado ao sistema de iluminação que são os refletores, pois de nada adianta se usamos as melhores lâmpadas no mercado, se não usamos um refletor, pois a luz produzida pela lâmpada pode ser desperdiçada, sendo que depois da lâmpada, o refletor provavelmente tem o maior poder decisivo sobre a eficácia da iluminação, pois além da funcionalidade e beleza estética do conjunto da luminária refletora tem por função o aproveitamento máximo da luz emitida pelas lâmpadas como direcionamento, filtro de emissão de raios UV ou concentrador do feixe luminoso podendo aumentar ou diminuir a distribuição da luz conforme a necessidade.
REFLETORES UTILIZADOS PARA INTENCIFICAR A ILUMINAÇÃO DE LÂMPADAS HQI



O refletor aumenta a eficiência da iluminação, desviando a luz que seria inutilizada criando os padrões de qualidades específicas e pelo redirecionamento da luz, pois com um refletor iremos proporcionar uma melhor distribuição da luz, permitindo uma iluminação mais uniforme com um nível superior de luz emitida por uma mesma lâmpada sem o uso de um refletor, pois a forma como um refletor reflete a luz que está sendo emitida pela lâmpada em nosso aquário é utilizável pelos corais ou plantas e não sendo desperdiçada, sendo que um refletor mal concebido vai dispersar a luz sobre uma área mais ampla do que a superfície do aquário, efetivamente a iluminação em torno do piso do local onde se encontra o aquário, ao contrario de um refletor projetado corretamente saltará luz em torno da lâmpada e, em seguida, para baixo em um feixe relativamente equilibrado, suave com expansão do feixe, que mantém a luz muito focada no aquário sendo possível pouco ou nenhum desperdício.
COMO E EMITIDA A ILUMINAÇÃO DE UMA LÂMPADA COM E SEM UM SISTEMA DE REFLETOR

Para obter o melhor do sistema de iluminação em conjunto com refletores devemos compreender como funcionam, e como tem evoluído ao longo dos anos com os avanços na tecnologia da iluminação, onde o revestimento interno da luminária influencia de modo decisivo na perda da luz emitida pelas lâmpadas, devemos providenciar os refletores com revestimentos mais fotorefratários possíveis, já há no mercado diversos refletores fabricados com placas de alumínio polido ou espelhado, com vidros que serve como filtro UV há também os com grades plásticas metalizadas que direcionam a luz apenas para o aquário, evitando ofuscar nossos olhos. O fator primordial em todos os casos é a forma reflexiva do material que deve ser utilizado, com efeito, altamente polido em forma de espelho com terminar ser que ondeado ou liso vai refletir luz a distância de sua superfície sem mudar o seu espectro e perder intensidade, sendo o melhor de formato em W onde uma crista no centro do refletor ajuda a direcionar todos os raios em qualquer ângulo, para baixo.
DIFERENÇA OBTIDA NA REFLEXÃO DA LUZ EM UM REFLETOR RERONDO E EM REFLETOR EM W

Estes refletores não estão disponíveis no mercado nacional, entretanto são os recomendados para maximização das fluorescentes tubular, em lâmpadas tubulares equipadas com um refletor eficiente podemos multiplicar o lumens por watt em 1,2, para aquelas em um aquário de topo aberto, sem um múltiplo refletor de 0,7. A lei de a reflexão explica o que acontece com a luz quando atinge uma superfície lisa, brilhante, como um espelho, a luz será refletida em um ângulo igual ao ângulo que ele bateu, mas na direção oposta.
MODELO DE REFLETORES QUE MELHOR REFLETE A LUZ PARA DENTRO DO AQUÁRIO


MODELO DE REFLETORES QUE MENOS REFLETE A LUZ PARA DENTRO DO AQUÁRIO


Quando uma lâmpada fluorescente é acesa, ela fica emitindo raios de luz, em todos os pontos ao redor de sua circunferência nos 360º, ao usarmos um refletor apropriado feito de um material refletivo atrás do tubo, é possível obter a máxima eficiência do tubo, pois a luz que é absorvida e refletida para baixo aumentando assim a eficiência da lâmpada, que passa a gerar mais lumens sem aumento de consumo de energia, pois conseguimos aumentar a quantidade de luz e projetar para onde é necessário no caso para o aquário, aproveitando mais da lâmpada, sem precisar usar mais lâmpadas para alcançar à mesma quantidade de luz.
COMO E REFLETIDA A ILUMINAÇÃO DE UMA LÂMPADA FLUORESCENTE EM UM REFLETOR


Em relação a refletores ara tubos fluorescentes devemos saber que o modelo da lâmpada e do refletor influi no sistema de reflexão dos raios produzidos pela lâmpada, pois devemos utilizar refletores correspondentes para cada modelo de lâmpada tubular, no caso de usarmos uma lâmpada T12 o refletor não pode ser de uma lâmpada T5.
DIFERENÇA OBTIDA NO REFLEXO DOS RAIOS DE ILUMINAÇÃO DE VARIOS MODELOS DE LAMPADAS COM UM MESMO MODELO DE REFLETOR

Devemos usar um refletor para cada lâmpada geralmente é melhor do que usar um refletor único grande para todas as lâmpadas, pois este minimiza restrike, quando usamos mais de um tubo no aquário, os raios emitidos a partir da metade superior dos tubos são dirigidos para longe da água, onde são desperdiçados. No caso de refletores que possuam vidros ou acrílicos com lente, estas lentes devem ser limpas a cada dois meses, pois o acumulo de sujeira acaba dificultando a passagem da luz.
SISTEMA DE ILUMINAÇÃO FLUORESCENTE COM REFLETORES INDIVIDUAIS



LÂMPADAS PLs CONDICIONADAS EM UM REFLETOR PARA AUMENTAR SUA EFICIÊNCIA

Os fabricantes de refletores alegação de que usá-los aumenta a iluminação para o tanque de 100%. Isso nunca vai acontecer, no entanto, ele é uma adição útil para melhor usar a luz que você tem disponível.
Enquanto os refletores não fazem parte solução da iluminação do seu aquário ou pela impossibilidade de aquisição destes materiais o uso de fórmica brilhante branca já proporciona considerável reflexão fazendo diferença na eficácia do seu equipamento de iluminação, em um aquário de tampa fechada que tem um ambiente limpo, com acabamento interior em fórmica branca que gera um brilho branco sendo que a luz é refletida de volta para o aquário, sem a necessidade de refletores. No caso de tirarmos à tampa iremos perder quase 50% da luz gerada, pois o uso de refletores superiores em aquários de tampa fechada normalmente só servira para impedimos de sermos cegado quando abrimos à tampa, desta forma os refletores não vão adicionar 100% do lúmen do seu tubo, pois os lúmenes gerados pela luz em um aquário que utiliza tampam fechada com fórmica branca de alguma forma será orientado para dentro do aquário.


CLEBER LUIZ DA SILVA

2 comentários:

FABRIZIO disse...

Sinceramente não entendí a última parte do seu artigo que simplesmente é contraditório a tudo que você mostra acima. Incluindo os resultados de um artigo da Phillips que você nem sita como fonte. Mais estranho ainda é vc afirmar que uma superfície porosa e fosca terá o mesmo comportamento/desempenho de uma superfície polida com 99% de reflexividade. Acho que vc precisa estudar seu próprio artigo uma vez que pelo seu comentário final, percebe-se que vc nem sabe o que copiou e colou. Newton essa hora deve ter se mexido no túmulo pelo "destratado ótico" acerca deótica que vc comentou.

Anônimo disse...

onde compro esses refletores??

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO