VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO PARA CO2

10:21 By ACQUATICOS , In

Para a utilização do CO2 contido e pressurizado dentro de um cilindro teremos que utilizar o regulador ajustável de pressão, por ser um dispositivo projetado e feito para ser usado em conjunto com um cilindro com a função de absorver a pressão de choque, e abrir uma pequena válvula mantendo assim o valor da pressão de saída, desta forma ao ser conectado ao cilindro permite que a pressão seja ajustada no nível desejado e mantida em uma unidade constante de trabalho para cada aquário em particular, pois a pressão do dióxido de carbono (CO2) que é fornecido em um cilindro de gás comprimido pressurizado é de aproximadamente 60 BAR (900 psi), dependendo da temperatura ambiente a pressão no cilindro pode variar entre 60 e 70 bar, o que acaba sendo demasiadamente alta para poder manejá-la de maneira segura, por isso é necessário a utilização do regulador de pressão para CO2 no cilindro, desta forma a pressão pode ser reduzida para cerca de 1 BAR (15psi).
Existem diferentes tipos de válvulas reguladoras de pressão de duplo estágio é como se tivéssemos um regulador de pressão em cada estágio como se fossem dois reguladores, tem seu preço mais elevado e é mais difícil de encontrar à venda no mercado esse tipo de regulador, a maioria dos reguladores de pressão no mercado é de um único estágio ou os simples que pode ser usado em qualquer aquário marinho ou de água doce projetado para resistir ao uso regular, uns mais simples e outros mais complexos, prefira os mais robustos e cromados ou fabricado em alumínio, pois apresentam melhor resistência à corrosão caso seja utilizados em aquários marinhos, mas todos com o mesmo objetivo, a redução da pressão do CO2 contido no cilindro.
VÁLVULA REGULADORA PADRONIZADA UTILIZADA EM AQUARIOS


VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM DUPLO ESTÁGIO



VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM ÚNICO ESTÁGIO


VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO SIMPLES





Muitos reguladores de pressão dispõem de um ou dois ou nenhum medidores os famosos manômetro que podem ser analógicos sendo que um indica a pressão interna do cilindro, e o outro mostra a pressão de trabalho ajustada por meio do parafuso de ajuste, existe também os com fluxômetro.
MANÔMETROS USADOS NA VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO


MODELOS DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM DOIS MANÔMETROS







MODELOS DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM UM MANÔMETRO






MODELO DE VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO COM UM MANÔMETRO E FLUXÔMETRO


MODELOS DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO SEM MANÔMETRO





Geralmente os reguladores de pressão e os cilindros possuem encaixes universais, mas antes de conectar o regulador de pressão no cilindro verifique o tipo de rosca para evitar vazamento do CO2, pois a vários tipos de cilindros como os europeus descartáveis os americanos utilizados em paintball, esses tipos de cilindro precisão de um adaptador, pois possuem válvulas de pino quando conectamos o regulador a eles, o pino imediatamente libera gás em alta pressão para o regulador, os cilindros recarregáveis são os que mais utilizamos aqui no Brasil eles possuem válvulas para abrir e fechar o gás, mas a válvula reguladora de pressão acaba servindo em qualquer cilindro desde que se utilize o adaptador.
ROSCA EM UM CILINDRO DE CO2 EUROPEU DESCARTÁVEL

POSIÇÃO EM QUE A VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO FICA EM UM CILINDRO EUROPEU DESCARTÁVEL

ROSCA EM UM CILINDRO DE CO2 DE PAINTBALL


POSIÇÃO EM QUE A VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO FICA EM UM CILINDRO AMERICANO DE PANINTBALL


ADAPTADOR UTILIZADO EM CILINDROS NA VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO


VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO COM ADAPTADOR


ROSCA EM UM CILINDRO DE CO2 RECARREGÁVEL


POSIÇÃO EM QUE A VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO FICA EM CILINDROS AÇO OU ALUMÍNIO RECAREGÁVEIS



De preferência para comprar um regulador de melhor qualidade, pois muitos reguladores de pressão dedicados ao aquarismo são projetados para serem usados em conjunto com uma válvula de ajuste fino e uma válvula solenóide.
ATENÇÃO! Antes de usar ou instalar a válvula redutora de pressão para CO2 leia e siga todas as sugestões e advertências contidas no manual de instruções, e jamais devemos separar o regulador de pressão de um cilindro de CO2 se ele está sob pressão. Em caso de dúvida, consultar seu fornecedor.

CLEBER LUIZ DA SILVA

2 comentários:

Paulo Müller disse...

Boa tarde.

Onde consigo os reguladores de pressão sem manômetro?

Obrigado.

marco olhao disse...

tenho um manometro sera igual a penultima foto , a membrada rebentou pois sai o co2 por um buraco de lado , onde posso mandar reparar isso ? aguardo resposta se possivel para o emauil Marco_olhao@hotmail.com ou para o facebook marco antonio rodrigues rodrigues

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO