A NESSECIDADE DE AUMENTAR A ILUMINAÇÃO

08:33 By ACQUATICOS , In

Em determinadas situações, estamos perante um problema quando queremos aumentar a quantidade de luz em nosso aquário, devido à falta de espaço disponível para incorporar mais tubos fluorescentes. Existe uma regra generalizada gerais sobre a quantidade de luz recomendada para um aquário. Esta medida vem em 1watt por litro, o que não é muito precisa. No entanto a medida mais certa seria o número de lumens por litro, mas é muito mais fácil saber a potência de um tubo em watt do que em lumens emitidos, por isto esta unidade de 1watt por litro, tem sido aplicada.
Quando lemos em algum lugar que uma quantidade adequada de luz para as plantas não muito exigente ou pouco exigente é de 0,5 w/L e de 1w/L para plantas mais exigentes. O problema surge quando não temos espaço para adicionar mais tubos fluorescentes ou quando, é preciso mudar o tipo de tampa do aquário, que às vezes encarece e se torna complicado. Não é uma solução de certa para os problemas de espaço, o que devemos encontrar é um modelo de lâmpada que seja compacta possa produzir mais lumens que uma lâmpada fluorescente convencional.
Hoje existem vários tipos de lâmpadas compactas e que produz grande luminosidade as HQIs é um belo exemplo, o problemas e achar uma com especificações adequada para um aquário plantado,e o calor produzido por ela é muito forte, já obtive ótimos resultados com uma lâmpada HQI de 150W de 6500K, plantas de coloração avermelhadas e plantas carpetes ficarão magníficas,tive que usa ventiladores para retirar o excesso de calor, já os modelos para aquários marinhos são ótimas.Tem também as T5 são mais finas e mais curtas que as fluorescentes comuns e produzem mais lumens,e menos calor que as HQIs estão sendo muito usadas no momento, podendo chegar 18 meses de uso pelo aquarista, tem os famosos leds mas ainda não esta tão viáveis devido ao preço, sua duração e muito maior que qualquer outro tipo de lâmpada e ocupa pouquíssimo espaço não esquenta, mas ainda esta fora de nossa realidade devido aos custos, tem as compactas são ótimas caras e difíceis de se achar , digo as próprias para aquarismo, porque as compactas de materiais elétricos encontramos em todas esquinas, mas que podem também ser usadas só não produzem um efeito luminoso bonito, já usei e gostei do desempenho oferecido por elas,as tubos fluorescente destinada a aquarismo prefiro aplica-las em aquários comunitários os em casão que as plantas não seja a principal atração.
Siga sempre a orientação de um profissional quando for escolher as lâmpadas para seu aquário, ele saberá a que mais te servira para seu tipo de aquário plantado, comunitário ou de ciclídeos ou marinho.

CLEBER LUIZ DA SILVA

PASSOS BASICOS PARA MONTAGEM DE UM AQUARIO

11:13 By ACQUATICOS , In

1º Passo - Tipo do Aquário:
Determine o projeto a ser adaptado ao espaço para a montagem do aquário.

2º Passo – Equipamentos:
Para cada tipo de aquário existem equipamentos específicos, tanto para filtragem quanto para circulação e purificação da água. Sobre a iluminação, para aquários plantados e marinhos é preciso que seja mais elaborada.

3º Passo – Peixes:
Atente-se para o tamanho das espécies de
peixes. Uma espécie qualquer pode ser presa
fácil de outra que for muito maior. Procure
colocar peixes do mesmo tamanho no
aquário e conheça os hábitos dos peixes.

4º Passo – Estratégia:
Obedeça a um prazo para inserir o primeiro
"morador" do aquário. Saiba sobre a qualidade da água, Ph, temperatura e defina sobre a rotina de manutenção.

5º Passo – Decoração:
Não existe regra para cores do aquário ou dos peixes. A orientação é que de acordo com a decoração do ambiente deve-se procurar algo proporcional. Pode até ser instalado em locais reservados.


CLEBER LUIZ DA SILVA

AQUARIO NOS DÁ MAIS PRAZER QUE TRABALHO

08:45 By ACQUATICOS , In

Últimos resultados mostram que assistir a um
aquário é relaxante, reduz o stress e
tem uma influência calmante. Ele fornece uma
oportunidade de observar de perto os eventos naturais,
levando a uma maior compreensão da
tais processos e relacionamentos.
Mas um aquário também podem ser simplesmente
belos e fascinantes. Pode ser uma decoração
característica de uma sala. A lista de
vantagens é interminável. No entanto, é
importante ter em mente que o correto
cuidados de peixes e plantas envolve certa
quantidade de trabalho, caso contrário, as vantagens
pode rapidamente se transformar em desvantagens. Se, por
exemplo, o aquário deve tornar-se
nublado com algas, o que era hobby e que
começou com tal entusiasmo pode vir a
um final decepcionante.
Mas garanto se você seguir certos cuidados
pode desfrutar de todas as vantagens de um aquário
mencionados acima e como o prazer
dada pelo seu pequeno mundo subaquático
pode ser prolongado, proporcionando o
cuidados para as espécies de peixes selecionadas. Você
vai logo perceber os sintomas de uma grave
caso de infecção pelo vírus do aquário que
provavelmente afeta você, como tem de nós, para o
resto de sua vida, dando horas de prazer.

CLEBER LUIZ DA SILVA

PREVINIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO

09:36 By ACQUATICOS , In

Manter o equilíbrio do aquário é fundamental para seu funcionamento, a principio em um aquário novo deve se verificar o valor do pH ao valor da amônia do nitrito e nitrato dissolvidos na água diariamente. Com o passar de 3 a 4 semanas a verificação deve ser de 3 em 3 dias , a partir deste tempo as verificações pode ser semanalmente. Toda a verificação pode ser realizada por meio de teste a venda em lojas especializadas de aquarismo.
Enxaguar o refil do filtro mecânicos semanalmente e trocados sempre que houver um leve desgaste, mas prefiro trocar mensalmente, pois em alguns refis a parte de filtragem química vem acoplada com a filtragem mecânica, trocar todas as resinas e carvão ativado devem ser trocados mensalmente.
Alimentar sempre em pequenas quantidades, sempre digo que é melhor por menos ração e peixes ficarem com um pouco de fome do que haver sobras de ração no aquário alem de poluir o ambiente ainda se joga dinheiro fora com as sobras de ração, procure tratar sempre com uma alimentação de boa qualidade pois poluem menos devido a alta absolvição dos nutrientes.
Realize trocas parciais, trocas de 10% a 15% semanalmente de 20% a 30% quinzenalmente sempre fazendo uso do sifão para retirada dos detritos acumulado no substrato, só não faço uso deste equipamento quando se trata de um aquário plantado ai realiza somente a troca da água.
A verificação da temperatura deve ser diária por se tratar de equipamentos eletrônicos que realiza a estabilidade da temperatura pode esta sujeita a um defeito mesmo nos produtos de melhor marca.
Estas são regras básicas e simples que devemos seguir, pois pode evitar um monte de problemas causados pela falta de testes e observação fazendo isto você sempre terá um aquário lindo e bem cuidado.


CLEBER LUIZ DA SILVA

FILTRAGEM

07:11 By ACQUATICOS , In

Todos aquario precisa de três sistemas de filtragem, para que permaneçam saldáveis estáveis, pois são estes três sistemas de filtragem que iram proporcionar ao aquario uma água cristalina
FILRAGEM BIOLÓGICA
Filtro biológico é todo sistema que proporciona a colonização de bactérias benéficas, pois são estas bactérias que iram fazer a decomposição das matérias orgânicas de nosso aquario, restos de ração, plantas mortas e eventualmente algum peixe que venha a morrer e o aquarista não perceba, mas sua maior função e é decompor as fezes e as urinas dos peixes e demais habitantes.
FILTRAGEM MECÂNICA
Filtros mecânicos é todo sistema que proporciona a retirada de sedimentos sólidos de nosso aquario, alguns sistemas de filtragem realiza a limpeza por meios de espumas ou lã acrílicas, todos tem a mesma função que é retirar as impurezas solidas soltas de nosso aquario.
FILTRAGEM QUÍMICA
A filtragem química é realizada por meio de carvão ativado ou resinas removedoras umas naturais outras sintéticas, elas realiza a filtragem química por meio de absolvição, pois são muito porosas. Com a filtragem química retiramos do nosso aquario a coloração amarelada da água, o cheiro e se realiza a retirada de medicamentos que por algum motivo foi usado no aquario, prefira sempre carvão de boa qualidade e com baixo teor de fosfatos para evitar algum surto de algas. A filtragem realizada por meio de resinas serve para retirada de elementos dissolvidos na água q o carvão não pode realizar para isto existe resinas removedoras de amônia, removedora de nitrato, removedora de cobre, removedora de silicato removedora de fosfato, cada fabricante estipula um tempo de uso sempre as troquei antes do tempo pois em alguns casos o aquario pode estar bem saturado sendo assim elas perde sua real propriedade que e absorver.
Nuca se esqueça de realizar as trocas pois em alguns caso a resina saturada acaba causando algum tipo de problema.

CLEBER LUIZ DA SILVA

AMBIENTE NATURAL

06:54 By ACQUATICOS , In

Para podermos desfrutar ao máximo de nosso aquário. Devemos entender e atender todas as necessidades químicas, físicas e biológicas dos habitantes de nosso aquário; Pois sendo assim economizaremos dinheiro e trabalho, pois seremos forçados a realizar eventuais manutenções.
Eu recomendo que antes de montar seu aquário defina que tipo de habitantes você gostaria de possuir, pois assim você ira montar o ambiente ideal e o mais próximo ao natural para seus ocupantes com o tipo de substrato rochas ou troncos e plantas, pois assim você evitara possíveis ajustes no ambiente aquático posteriormente com isso brigas e ate mesmo morte de alguns de nossos habitantes aquáticos serão evitadas.
Acho muito difícil conseguirmos ter um aquário comunitário com peixes de diferentes partes do mundo, pois cada um tem alguma necessidade em particular como temperaturas pH, GH, KH e o próprio ambiente físico, pois uns gostam de rochas outros troncos outros areia como substrato outros plantas uns de um aquário mais movimentados e outros calmos. Mas já vi por ai vários tipos aquários montados com todos os tipos de peixes, peixe amazônico com asiáticos, de água acida com alcalina de ciclideos africanos com sul-americanos. Sempre resultam em brigas e mortes e perda de dinheiro pelo aquarista, que quase sempre acaba desistindo do hobby.
Por isso sempre aconselho a montar aquários com peixes de uma mesma região com hábitos semelhantes para evitar estes tipos de problema, mas infelizmente muito lojistas mal preparados que só pensão no lucro de imediato e acabam vendendo de tudo para os aquarista que estão adentrando no hobby.
Um conselho que sempre dou faça tudo conforme a natureza tente chegar ao máximo possível no ambiente natural assim terá um aquário maravilho e sem problema algum.

CLEBER LUZ DA SILVA

COMO TUDO COMEÇOU

10:34 By ACQUATICOS

Tudo começou em 31 de dezembro de 1982, no meu aniversário de cinco anos, foi neste dia que ganhei o meu tão esperado aquário, foi um presente de meu saudoso pai, era muito sempre, tinha algumas pedrinhas coloridas no fundo e oito peixinhos sendo quatro vermelhinhos e quatro pretinhos, o qual só veio, a saber, que se trata vão de quatro platys red (Xiphophorus maculatus) e quatro molinesias negras (Poecilia latipina), quando já havia chegado a morte por falta de cuidados necessários. Mas nunca desistir de ter meu aquário, sempre que podia adquiria novos exemplares, que infelizmente não viviam por muito tempo, pois naquela epoca não havia os recursos que dispomos hoje, na época tanto os lojista e os aquarista não tinha nenhum tipo de informação, como por exemplo, fazer um simples teste de pH, sistema de filtragem era biológico de fundo com um compressor que produzia muito barulho que tínhamos que desligar a noite para podermos dormir, sem falar que eu lavava o aquário quase toda semana, pois abusava na ração que era de má qualidade; Literaturas sobre aquarismo era coisa raras, dei muitas cabeçadas, mas consegui aprender algo ao longo destes 27 anos como aquarista.Colocarei aqui neste blog experiências vividas por mim, erros e acerto, e tentarei passar Maximo de informações possível, para tentar melhorar cada vez mais este fabuloso hobby que é o aquarismo. Espero que possa ajudar a todos.
(CLEBER LUIZ DA SILVA)