SISTEMA DE CO2 PRESSURIZADO

14:04 By ACQUATICOS , In

Certamente há milhares de aquaristas que não dão às suas plantas nenhum tipo de adição de CO2, mas elas continuam bonitas no aquário, mas, no entanto, o verdadeiro crescimento luxuriante do tipo que só se vê nas fotografias de revistas e livros de aquarismo só pode ser alcançado com uma fertilização extra de CO2.
Ma todo aquarista que já tenha observado o crescimento exuberante e explosivo das plantas em um aquário plantado deve estar convencido da necessidade de utilizar um sistema para adição de CO2, atualmente dispomos de varios métodos e formas para adicionarmos CO2 em nosso aquário, os métodos que podemos utilizar pode ser o CO2 liquido o de plastilhas o por eletrólise e os métodos caseiros e o sistema pressurizado.
Sistema pressurizado são os mais seguros que dispomos atualmente para injetar CO2 no aquário, com este sistema conseguimos manter e obter níveis consistentes de CO2, também é menos confuso e de fácil regulagem e podem ser automatizados e utilizados em qualquer sistema de difusão. Os sistemas de CO2 pressurizados são utilizados em vários tipos de indústrias como em ciderugicas nas fundições de aço e na indústria de bebidas. Podemos encontrar cilindros de CO2 em vários tamanhos com capacidade a partir de 100grs a um cilindro monstros de até 15K ou superior. Mas para nos aquaristas um cilindro de 2K é mais que suficiente.
Mas a desvantagem do sistema pressurizado de CO2 ainda é o seu alto custo inicial, mas a manutenção do sistema a longo prazo comparado aos outros sistemas de CO2 é mais barata e acaba compensando seu gasto inicial, hoje dispomos de muitas empresas fabricantes que vendem estes tipos de sistemas em kits básicos ou completos, que podem ser encontrado com facilidade em lojas de aquarismo.
A configuração básica de um sistema de CO2 pressurizado é composta por um cilindro, uma válvula reguladora de pressão e uma válvula de ajuste fino. Como o CO2 encontra se pressurizado dentro do cilindro precisaremos de no mínio um sistema com configuração básica para utilizarmos o CO2 contido no cilindro, pois a válvula reguladora de pressão ira diminuir a pressão de CO2 para níveis mais manejáveis e válvula válvula de ajuste fino ira regular a quantidade do fluxo do CO2.
KITS BÁSICOS DE SISTEMAS DE CO2 PRESSURIZADOS SEM CONTROLE ELETRÔNICO






COMO DEVE SER INSTALADO UM SISTEMA BÁSICO DE CO2 PRESSURIZADO


Existe uma grande quantidade de equipamentos opcionais que podemos adaptar ao sistema, um destes equipamentos é a válvula solenóide permite que o sistema a ser automatizadoquando ligada junto à iluminação a um temporizador desliga fluxo de CO2 quando as plantas não precisam isso é durante a noite, mas para um controle ainda mais rigoroso podemos instalar um controlador de pH que ira manter o nível de CO2 atraves do controlo do pH. Em princípio, todos esses equipamentos para sistema de CO2 pressurizado podem ser utilizados para comtrolar a adição de CO2 no aquário e principalmente para evitar o desperdício de CO2 quando as plantas não podem usá-lo para realizar a fotossíntese.
KITS COMPLETOS DE SISTEMAS DE CO2 PRESSURIZADOS COM CONTROLE ELETRÔNICO




COMO DEVEM SER INSTALADO UM SISTEMA COMPLETO DE CO2 PRESSURIZADO



Acho que o melhor a se fazer é investir em um bom injetor comercial, por ser mais confiável e sofisticado, por isso eu recomendo sistemas pressurizados sobre qualquer outra coisa, para a maioria dos aquaristas o tamanho do aquário é o fator determinante para a utilização do CO2 pressurizado já para outras o fator é o número de tanques que precisam de injecção de CO2´pois com apenas um sistema é permitido injetar CO2 em vários aquários. Desta forma podemos dizer que este sistema é a maneira mais fácil e segura que utilizamos para aumentamos a quantidade de CO2 de nosso aquário.
EQUIPAMENTO UTILIZADO PARA FAZER A DERIVAÇÃO DE UM SISTEMA DE CO2 PARA VÁRIOS AQUÁRIOS





Como o sistema possui CO2 sob pressão devemos tomar muito cuidado com o cilindrode CO2, principalmente com relação à estabildade do cilindro de CO2, pois caso a garrafa seja derrubada e tenha sua válvula reguladora de pressão quebrada o cilindro de CO2 pode se tornar um perigoso míssil, particularmente isto é um problema quando se a crianças ou animais de estimação por perto.

CLEBER LUIZ DA SILVA

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO