A NESSECIDADE DE AUMENTAR A ILUMINAÇÃO

08:33 By ACQUATICOS , In

Em determinadas situações, estamos perante um problema quando queremos aumentar a quantidade de luz em nosso aquário, devido à falta de espaço disponível para incorporar mais tubos fluorescentes. Existe uma regra generalizada gerais sobre a quantidade de luz recomendada para um aquário. Esta medida vem em 1watt por litro, o que não é muito precisa. No entanto a medida mais certa seria o número de lumens por litro, mas é muito mais fácil saber a potência de um tubo em watt do que em lumens emitidos, por isto esta unidade de 1watt por litro, tem sido aplicada.
Quando lemos em algum lugar que uma quantidade adequada de luz para as plantas não muito exigente ou pouco exigente é de 0,5 w/L e de 1w/L para plantas mais exigentes. O problema surge quando não temos espaço para adicionar mais tubos fluorescentes ou quando, é preciso mudar o tipo de tampa do aquário, que às vezes encarece e se torna complicado. Não é uma solução de certa para os problemas de espaço, o que devemos encontrar é um modelo de lâmpada que seja compacta possa produzir mais lumens que uma lâmpada fluorescente convencional.
Hoje existem vários tipos de lâmpadas compactas e que produz grande luminosidade as HQIs é um belo exemplo, o problemas e achar uma com especificações adequada para um aquário plantado,e o calor produzido por ela é muito forte, já obtive ótimos resultados com uma lâmpada HQI de 150W de 6500K, plantas de coloração avermelhadas e plantas carpetes ficarão magníficas,tive que usa ventiladores para retirar o excesso de calor, já os modelos para aquários marinhos são ótimas.Tem também as T5 são mais finas e mais curtas que as fluorescentes comuns e produzem mais lumens,e menos calor que as HQIs estão sendo muito usadas no momento, podendo chegar 18 meses de uso pelo aquarista, tem os famosos leds mas ainda não esta tão viáveis devido ao preço, sua duração e muito maior que qualquer outro tipo de lâmpada e ocupa pouquíssimo espaço não esquenta, mas ainda esta fora de nossa realidade devido aos custos, tem as compactas são ótimas caras e difíceis de se achar , digo as próprias para aquarismo, porque as compactas de materiais elétricos encontramos em todas esquinas, mas que podem também ser usadas só não produzem um efeito luminoso bonito, já usei e gostei do desempenho oferecido por elas,as tubos fluorescente destinada a aquarismo prefiro aplica-las em aquários comunitários os em casão que as plantas não seja a principal atração.
Siga sempre a orientação de um profissional quando for escolher as lâmpadas para seu aquário, ele saberá a que mais te servira para seu tipo de aquário plantado, comunitário ou de ciclídeos ou marinho.

CLEBER LUIZ DA SILVA

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO