CARBONO LÍQUIDO

12:01 By ACQUATICOS , In

Há algum tempo atrás surgiu uma fórmula revolucionária de carbono de uso muito pratico, pois evita o uso de equipamentos para adição de CO2 em aquários plantados, trata se do famoso carbono líquido, este CO2 líquido é uma fonte de carbono orgânico biodisponível totalmente seguro e não tóxico. Atualmente existem diversos produtos disponíveis vendidos como CO2 líquido para serem utilizados em aquários, que podem ser utilizado sozinho ou em conjunto com algum sistema de injeção de CO2, mas a maioria deles deve ser evitado, uma vez que são ineficazes ou libarão o CO2 por quebra KH, mas existem no mercado alguns produtos de qualidade, para obtermos informações procure aquaristas e lojistas experientes e sinceros.
CARBONOS LIQUIDOS QUE ENCONTRAM SE DISPONÍVEIS PARA VENDA NO MERCADO





Todas as plantas necessitam de uma fonte de carbono, isso normalmente é obtido a partir de CO2 em uma longa cadeia de carbono, mas também pode ser derivada de compostos orgânicos simples como intermediários fotossintética inclui compostos como o ribulose-difosfato-carboxilase/oxigenase 1,5-bisfosfato, e 2-carboxi-3-ceto-D-arabinitol 1,5 bisfosfato. Embora os nomes sejam complicados, as estruturas são bastante simples são as 5 cadeias de carbono, mas a formulação do carbono na forma liquida não contem esses compostos específicos, mas são compostos estruturalmente bastante semelhantes. Por apresentar semelhança estrutural é capaz de ser utilizada na construção da cadeia de carbono para o processo da fotossíntese em um processo simples químicos ou enzimáticos.
Os fabricantes alegam que o carbono na forma líquida possui vários benefícios e dizem ser a melhor forma de carbono existente para um melhor desenvolvimento das plantas de nosso aquário. Um destes benefícios e a absorção direta e facilitada de complexas moléculas de nutrientes, fosfolipídios, proteínas e açúcares de carbono, pois as plantas não precisam desperdiçar energia para a realização da fotossíntese, desta forma as plantas acabam economizando energia para obter mais energia, assim as plantas apresentam um crescimento mais rápido que qualquer outra forma de carbono. O CO2 na forma líquida tem propriedades redutoras de ferro que promovem o estado ferroso de ferro (Fe +2), que é mais facilmente utilizado pelas plantas que o ferro férrico (Fe +3).
COMPARAÇÃO FEITA POR UM FABRICANTE
ALEGANDO IGUALDADE ENTRO O CO2 PRESSURIZADO E O CARBONO LIQUIDO

Mas esta forma de CO2 não parece ter o mesmo efeito em todas as plantas, pois apenas algumas plantas são capazes de extrair carbono de alguns compostos orgânicos pequenos como do carbono liquido em alguns casos é recomendável à utilização em conjunto com um sistema de injeção de CO2 pressurizado.
É um produto especialmente eficaz para pequenos aquários, mas nada o impede de ser utilizado em aquários grande a não ser seu alto custo. É um produto que precisa ser adicionado manualmente no aquário diariamente ou dia sim, dia não para um perfeito desenvolvimento das plantas, mas sua automatização se da por meio de um dosador de líquido eletrônico.
A dose recomendada pelo fabricante deve ser obedecida, pois uma alta dosagem pode vir a matar alguns peixes mais sensíveis, mas esta dosagem pode ser aumentada lentamente conforme o desenvolvimento das plantas aquáticas. Nunca jogue o produto diretamente no aquário, é mais seguro se diluirmos o produto em um pouco de água antes de adicioná-lo e devemos derramá-lo em um local com maior movimentação de água como no retorno do filtro. Muitos aquarista esta fazendo uso do carbono liquido para matar a famosa alga peteca, particularmente nunca usei deste artifício.


CLEBER LUIZ DA SILVA

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, eu uso o Azoo Carbon para matar as petecas , coloco dia sim , dia não , com uma seringa aplico diretamente nas petecas , o resultado é muito mais rápido.

. disse...

pra acabar com as petecas ñ tem igual!

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO