AQUÁRIO OS MAIORES SÃO MELHOR

13:12 By ACQUATICOS , In

Quando me fazem esta pergunta estou sempre prontamente apto a responder: Sim é claro! O maior é melhor!Por diversos motivos.
E quando se trata de aquários marinhos isso fica mais evidente, no entanto sendo marinhos ou doces, aquários maiores sempre oferece mais equilíbrio, mais espaço para fauna e flora e consequentemente tornando um aquário mais estável. 1litro de água se altera na quimicamente, fisicamente e biologicamente mais rápido do que 1000 litros de água, bastam imaginar quanto tempo leva para se ferver um 1de água e o quanto tempo levará para ferver 1000 litros.
Se levarmos em consideração que um aquário com todos os equipamentos que deve ter, a única vantagem de possuirmos aquários pequenos certamente será o preço. Os aquaristas iniciantes iniciam no hobby erradamente com aquários pequenos de até 50 litros, mas infelizmente devido à má informação que possuem ou ate mesmo passada por alguns lojistas desonestos, não sabem que seu pequeno aquário sofrerá mudanças bruscas químicas e físicas que afetaram e muito aos animais e vegetais que habitam este aquário.
Em aquários de água doce é muito comum ver carpas em aquários de 20 ou 30 litros, ou seja, este peixe é de grande porte, portanto não faz sentido telo em um aquário deste tamanho. O animal com certeza crescerá e trará muito mais aborrecimento e gastos do que alegria, ou se adquire um aquário adequado para os peixes que possua ou compre os peixes de acordo com o aquário que tem.
Outro fato que é muito presente em aquários pequenos é a superpopulação de animais, na grande maioria dos aquários pequenos é sempre densamente povoado o que exige muito mais atenção do aquarista, e também na grande maioria dos casos o equipamento de filtragem é sempre de ma qualidade, geralmente são os famosos filtro biológicos de fundo, aquelas placas pretas que se posiciona abaixo do cascalho, que muitas vezes a bomba que é utilizada para a filtragem da água e um simples compressor de ar, fazem um barulho insuportável, só realizando a filtragem biológica. Prefira filtros externo alem de serem silenciosos realiza em um único sistema as três formas de filtragem necessária para nosso aquário, sendo as filtragens mecânica, biológica e química.
O maior é mais caro?
Isso é fato! Quanto maior o aquário serão maiores equipamentos necessários, como o sistema de filtragem e principalmente os gastos com condicionadores e suplementos que tornara o aquário equilibrado, portanto aquários maiores mais caros.
Em relação à manutenção podemos dizer que o “trabalho” é quase o mesmo para tratar um aquário de 100 litros e um de 1000 litros, obviamente que o tempo gasto pode ser maior com aquários maiores, mas a rotina de testes, limpeza e adição de suplementos e condicionadores é sempre igual. Novamente a desvantagem de um aquário de porte grande esta na quantidade de suplementos e corretivos a ser usada, o que torna a sua manutenção mais complicada financeiramente. No entanto os custos também podem se igualar quando levamos em consideração que a grande maioria dos aquaristas, com aquários superpopulosos, precisa corrigir a água quimicamente muito mais vezes adquirindo grandes quantidades de corretivos ao invés de tentar resolver o problema como reduzir a população do sistema.
Em fim, aquários maiores trazem uma maior margem de erro permitindo abusos de seus donos e pequena negligencia de falta na manutenção, podem colocar maior quantidade de animais e é infinitamente mais vistoso levando em consideração o aspecto decorativo, um fato concreto é sempre o preço mais caro. Portanto, aquários grandes não é só uma questão de “status”, mas também de maiores chances de sucesso com o aquário, porém se levando em consideração a qualidade de vidas que os animais de um grande aquário com equipamento inadequado, o melhor é possuir um pequeno aquário com equipamentos corretos.
Procure sempre tirar informações antes das compras, elas sempre serão sua aliada e você obterá êxito e com seu aquário.

CLEBER LUIZ DA SILVA

1 comentários:

Anônimo disse...

boa noite um aquario 100*40 pode ser vidro 5mm

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO