CO2

08:20 By ACQUATICOS , In

CO2, o nutriente mais importante de todos para plantas é a base para o processo de fotossíntese. Nos aquários não acumula naturalmente e não sendo o suficiente par restringir seu uso, por isso que deve ser adicionada diretamente através da adição periódica a fertilização de CO2, no entanto, não pode ajuda as plantas quando apenas só ele é adicionado, pois a falta de uma única fonte de nutriente como o ferro.
A melhor forma de se ejetar CO2 no aquário e através de sistemas pressurizados os famosos cilindros com um sistema de manômetro para regulagem de pressão e uma válvula de ajuste fino para melhor regulagem na quantidade de gás injetado no aquário. Com respeito à difusão e diluição do gás na água do aquário a varias formas pode ser por meio de difusores, reatores, difusores indico para aquários pequenos de até 150L acima disso indico os sistema de reatores, pois acabam economizando gás já que sua diluição e bem maior que os sistemas de difusores.
Não a regra quanto a quantidade de CO2, pois cada aquário tem um consumo o aquário de hoje não e o mesmo da sema que vem, por isso recomendo fazer teste de CO2 a cada 2 dias, pois o teste nos da o real consumo de CO2 que nosso aquário precisa.A duas maneiras de se fazer o teste de CO2 , uma e pelo valor do teste de pH com o KH ai se faz o cruzamentos dos valores adquiridos e se obtém a quantidade de CO2 injetado no aquário,outra forma mais rápida e através do teste próprio de CO2. Nunca se esqueça de usar teste de procedências de marcas que passa confiabilidade.
O tabela de valores de pH e KH e representada por cores para um fácil entendimento, a cor amarela representa excesso de CO2, a cor verde ótimos níveis de CO2 e a cor azul a falta de CO2. Faça o teste verifique a quantidade de CO2 dissolvida e se for preciso realize os ajustes necessários.

Veja a tabela abaixo com os valores de pH e KH e faça o cruzamento de valores obtidos.


Os equipamentos necessários para uma ótima injeção de CO2 é um cilindro com manômetro e válvula de ajuste fino e uma válvula solenóide, a válvula solenóide e para cortar a injeção de CO2 durante a noite, a noite as plantas consome o oxigênio que produzirão durante o dia e se continuarmos a injetar CO2 a noite podemos intoxicá-las, devido a isso prefiro ter esta válvula acoplada em meu sistema de injeção de CO2.


CLEBER LUIZ DA SILVA

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO