O BÁSICO PARA O PLANTADO

13:48 By ACQUATICOS , In

O aquário plantado é um dos mais bonitos aquários que se pode ter. No início, mantê-lo pode parecer bem complicado, mas não é tanto assim. É fato que as plantas tenham exigências para mantê-la saudáveis, você vai precisar de dedicação e suprir as exigências delas, como de qualquer outro ser vivo. Para que um aquário plantado tenha sucesso é preciso ter:
Substrato fértil - é dele que a planta irá se alimentar. Existem diversos tipos de substratos caseiros, como húmus de minhoca, laterita, etc. Mas hoje em dia, existem ótimos substratos industrializados que possuem todos os nutrientes necessários e são bem mais práticos, mesmo que o custo seja um pouco maior do que os naturais, eles valem a pena. Este substrato deve ser a primeira camada do aquário, antes mesmo do cascalho (portanto, nada de placas). O ideal é que a grão tenha entre 1 e 3 mm e que ele tenha uma camada de 5 a 8 cm, para melhor fixação das raízes das plantas. Quanto à sua lavagem, siga as orientações o fabricante, geralmente impressas na embalagem. Logo em seguida deve se colocado o cascalho, com um grão entre 1 e 3 mm e uma camada entre 3-5 cm.
Iluminação - como qualquer planta, as que ficam embaixo da água também necessitam de luz para se desenvolver. Este é um fator essência no sucesso do aquário plantado. Algumas plantas exigem mais iluminação, outras menos. Mas as referências mais comuns e que a iluminação fique ligada por cerca de 8 a 10 horas e 1watt de luz fluorescente para cada litro de água. Então se você possui um aquário de 60 litros, você deve possuir três lâmpadas fluorescentes de 20 w. O tipo de lâmpada fluorescente também é importante, as mais adequadas são rosa e a branca, nada de lâmpadas azuis. As lâmpadas também têm prazo de validade, mesmo que elas continuem iluminando, após nove meses elas já não são tão eficazes para o crescimento da planta.
Filtragem - em um aquário plantado o ideal é que se use um filtro externo que filtre pelo menos cinco vezes todo o volume do seu aquário por hora, não mais do que isso, pois plantas não gostam de água muito movimentada. O filtro externo tanto pode ser traseiro como um canister, usado para aquários maiores (neste caso veja na embalagem a indicação para o tamanho do aquário). Uma boa filtragem ajuda no equilíbrio da água, impedindo que surtos de algas se instalem no aquário.
CO2 - importantíssimo para as plantas, é com ele que elas vão respirar, absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio fazendo a fotossíntese. Em um aquário com poucas plantas (eu disse poucas) a quantidade natural de Co2 é capaz de suprir as necessidades, permitindo que elas façam à fotossíntese. Mas geralmente quem opta por um aquário plantado, quer muitas plantas, então o certo é dar uma ajuda à natureza, injetando CO2. Essa injeção de CO2 pode ser feita através de materiais industrializados (pastilhas, injetores, etc.) ou caseiros, que servem bem para aquários menores e mais simples, de preferência use produtos industrializados, pois são mais confiáveis e precisos.
Nutrientes - os principais nutrientes para plantas são nitrogênio, fósforo e potássio, chamados macronutrientes. Porém, a água do aquário tende a naturalmente acumular grandes quantidades de N e P, na forma de amônia, nitratos, fosfatos, e um excesso destes compostos tende a causar uma variedade de problemas, intoxicação dos peixes, crescimento excessivo de algas, variação de pH, portanto os fertilizantes de aquários devem ter grandes concentrações somente de K. Obviamente, vários outros elementos são usados em menor quantidade, mas também são essenciais. Estes são chamados de micronutrientes ou elementos traços: Fe, Zn, Mg, Mn, S, B, e outros. Existem vários e bons fertilizantes para aquários que fornecem todos esses nutrientes nas quantidades apropriadas.
Trocas parciais - a realização e muito importante.
Realize trocas parciais de água, troque cerca de 10% a 15% todas as semanas, assim retiramos o excesso de compostos indesejados que podem poluir nosso aquário levando ao surgimento de algas, e por outro lado damos as nossas plantas uma pequena quantidade de elementos necessária para seu desenvolvimento.


CLEBER LUIZ DA SILVA

1 comentários:

Urbano Miranda disse...

Excelente bibiográfia sobre plantados e demais topicos abordados nesse blog, parabens.

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO