O STRESS NOS HABITANTES AQUATICOS

06:50 By ACQUATICOS , In

O stress é a reação fisiológica que um animal trata de manter ou restabelecer seu metabolismo normal frente a agentes externos. As reações de stress são geralmente por reações hormonais e nervosas.
O stress esta ligado diretamente às condições ambientais de nosso aquário.
As causas mais comuns que afeta o peixe e leva ao stress são:
Compostos nitrogenados, amônia, nitrito, nitrato, fosfato, parâmetros da água como pH, GH, KH incorreto ao peixe e os demais habitantes, transporte, sustos excessivos, adaptação ao novo ambiente após ser adquirido junto à loja, alimentação de má qualidade, temperaturas que oscilam iluminação inadequada, superpopulação, agressões causadas por outros habitantes mais agressivos, todos estes problemas descrito acima podem levar os habitantes de nosso aquário ao stress causando a perda da resistência da noite para o dia. O stress determina uma queda na imunidade dos habitantes de nosso aquário, fazendo que haja aparecimento de infecções e doenças.
Quase toda alteração de comportamento habitual do peixe é sinal de "stress". Cada espécie reage de forma distinta ao "stress", uns ficam na superfície, outros preferem a profundidade, outros nadam sem parar, enquanto outros ficam parados. Mas de modo geral descreveremos alguns sinais mais comuns de stress que observamos em nossos habitantes aquáticos: o peixe sobe a superfície na tentativa de conseguir mais oxigênio, este é típico de aquários com problemas de intoxicações na água por compostos nitrogenados. Outro sinal observado é que, o peixe não se alimenta ou se alimenta mal. Alguns peixes sob "stress" ficam tímidos e se escondem. Se o peixe apresenta nadadeiras roídas ou feridas sobre o corpo, poderá estar sendo alvo de agressores de peixes maiores e mais agressivos, oscilações de temperaturas afeta diretamente no metabolismo do peixe causando lhe um imenso stress, parâmetro irregular da água torna mais difícil a sobrevivência do seres aquáticos, pois terá que desprender de uma grande quantidade de energia para se adaptar ao meio em que se encontra. E também sabemos bem que o "stress" da mesma forma que desencadeia doenças é desencadeado, quando se encontra doente. Portanto a maioria das doenças tanto químicas como infecto parasitárias desencadeiam "stress" no peixe.
Teremos que saber cuidar de todos estes fatores assim como, cuidarmos da qualidade da água e seus parâmetros, alimentação, temperatura, brigas entre habitantes, e de todas as condições do sistema, fazer manutenções com freqüência, proporcionarmos dia e noite para os habitantes de nosso aquário com um sistema de iluminação adequada de boa qualidade.
Para que não haja doenças e ate mortes causadas pelo stress devemos seguir estas pequenas regras.

CLEBER LUIZ DA SILVA

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO