COMO ADAPTAR UM NOVO PEIXE

08:01 By ACQUATICOS , In

Um dos piores momentos para um peixe recém adquirido é o momento em que ele irá entrar em um novo ambiente totalmente desconhecido. Para isto devemos ter o máximo de cautela e paciência para que o peixe seja introduzido ao aquário com o mínimo de estresse possível.
Há muitos anos atrás até os dias de hoje, algumas pessoas ainda utilizam o método cujo qual consiste em deixar o peixe dentro da embalagem flutuando no aquário para que a temperatura fique igual a do aquário. Porém, o maior stress não se refere à temperatura nesse caso, e sim alguns danos fisiológicos para o peixe.
Os peixes, por serem animais de sangue “frio”, (alguns podem produzir calor) podem se adaptar a certas variações de temperatura, sendo assim a temperatura não são o agente mais importante para um peixe e sim alguns fatores físicos - químico como pH, oxigênio densidade e outros.
Ao colocar a embalagem flutuando, alguns tendem a prender a boca do saco aberta na abertura da tampa do aquário para que o saco não afunde, em relação a isto devemos saber que as trocas gasosas, principalmente a oxigenação, foram obstruídas, e assim o peixe fica sem uma oxigenação ideal em média por 10 minutos. Para piorar esta situação, o peixe que se encontra preso na embalagem ao olhar o novo ambiente, entra em estado de agitação tentando sair do saquinho em que se encontra aumentando seu metabolismo e isso requer mais oxigênio. Com certeza esta não é a melhor maneira de adaptar um peixe ao aquário.
PEIXES EM ADAPTAÇÃO PELO SISTEMA TRADICIONAL


O melhor modo para adaptar um peixe a um novo aquário é pelo sistema de gotejamento este sistema realizar pequenas adições de água do aquário para água da embalagem. Para realizar esta tarefa, é necessário passar o peixe com a água da embalagem para algum recipiente aberto e escuro podendo ser balde pequeno, por exemplo, deixe este balde somente para esta finalidade . Após colocar o peixe no recipiente devemos retirar 1/3 da água e jogar fora. Feito isso é necessário pegar uma mangueira destas usadas em aquários com um registro de ar também usado em aquários colocar a ponta livre da mangueira dentro do aquário puxar a água como se retiramos gasolina de um carro e controla a saída da água pelo registro que se encontra na outra ponta da mangueira, assim se da à adaptação sem stress, deixe gotejando ate que a água do recipiente triplique na quantidade, no final deste processo todos os parâmetros da água vão se encontrar igualados, sem oferecer riscos ao peixe.
SISTEMA DE ADAPTAÇÃO POR GOTEJAMENTO


Por fim pegue somente o peixe e o solte vagarosamente no aquário que deverá permanecer com as luzes apagadas por ao menos 3 a 4 horas.

CLEBER LUIZ DA SILVA

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO