Lux

05:54 By ACQUATICOS , In

LUX no sistema métrico, no sistema "anglo-americano" é o índice de quantidade de luz, ou seja, que chega a um determinado ponto. Lux (símbolo lx )no Sistema Internacional de Unidades, é a unidade de iluminamento isso corresponde a incidência perpendicular de 1 lúmen em uma superfície de 1 metro quadrado. Este fluxo luminoso atingindo certa unidade de área (1lux = 1 lúmen/m2); se, por exemplo, uma lâmpada emitindo 1000 lumens atinge uma mesa de 1m2 com metade da sua luz, o iluminamento desta área será de 500 lux.
Para medi-lo precisamos de um LUXÍMETRO instrumento utilizado para realizar a quantidade de LUX.
A diferença entre o lux e a luz é que o lux leva em conta a área em que o fluxo luminoso se propaga. Um fluxo de 1.000 lumens, concentrada em uma área de um metro quadrado, que acende metros quadrados com uma iluminância de 1000 lux. No entanto, os mesmos 1.000 lumens, espalhadas por dez metros quadrados, produz uma iluminação de apenas 100 lux.
Relações entre iluminância e irradiância
Como todas as unidades fotométrico, o Lux tem um correspondente "unidade" radiométrica. A diferença entre todas as unidades fotométricas e sua unidade correspondente radiométrica é que as unidades radiométricas são baseadas em força física, com todos os comprimentos de onda sendo o mesmo peso, enquanto as unidades fotométricas levar em conta o fato de que o sistema visual do olho humano é mais sensível a alguns comprimentos de onda do que outros e, consequentemente, todos os comprimentos de onda é dado um peso diferente. O fator de ponderação é conhecido como a função de luminosidade.
O lux é um lúmen/metro2, e a unidade correspondente radiométrica, que mede a radiação, é o watt/metro2. Não há nenhum fator de conversão única entre lux e watt/metro2, há um fator de conversão diferente para cada comprimento de onda, e não é possível fazer uma conversão a menos que se conhece a composição espectral da luz.
Perda de luz na coluna de água em um aquário:
10cm abaixo 41%
20cm abaixo 51%
30cm abaixo 63%
40cm abaixo 69%
Isso é importante para as plantas do aquário, pois é outra área que se deve comparar nas lâmpadas, não apenas watts. Quanto maior a potencia da lâmpada em watts melhor a sua intensidade luminosa; também é verdadeiro que quanto maior os graus Kelvin de uma lâmpada menor a sua luminosidade.
Isso também é muito importante para a maioria dos corais em aquários de recifes marinhos. Quando o Lux (intensidade) não é suficiente as zooxantelas (algas que estão dentro dos tecidos corais) não criar oxigênio abundantes. A intensidade luminosa mínima deverá ser inferior a 3000 lux, quando ela atinge a parte mais funda do aquário. Você pode mais luz seu coral a um ponto de saturação de luz (muito difícil na minha experiência, mas isso deve ser observado), Lux máxima não deve ser superior a 100.000 para 120.000.
Em comparação Lux em recifes tropicais tem sido medido para estar entre 110.000 e 120.000 Lux na superfície do recife e 20.000-25.000 Lux um metro abaixo da superfície.
A quantidade de Lux, isoladamente, tem pouca serventia para o aquarismo, pois não determina a qualidade do espectro da cor utilizada no processo da fotossíntese.

CLEBER LUIZ DA SILVA

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO