PAR: RADIAÇÃO FOTOSSINTETICAMENTE ATIVA

10:30 By ACQUATICOS , In

PAR é a abreviatura de Photosynthetically Available Radiation que em português quer dizer radiação fotossinteticamente ativa, que é a faixa espectral da luz solar 400-700 nanômetros que é necessário pelas plantas para a fotossíntese. Este é encontrado UVA actínia para infravermelho; 400 550nm, que é a largura de banda de absorção de clorofila a.
Fótons em comprimentos de onda mais curtos (Ultravioleta-C ou UVC) tendem a ser tão enérgico que eles podem ser prejudiciais para as células e tecidos, felizmente são na maior parte filtrados pela camada de ozônio na estratosfera. Luz verde ocupa o espectro médio (550-620nm, o que é mais visível para nós) e é em parte porque a clorofila é verde devido às propriedades reflexivas.
Lâmpada que emitem luz actínia principalmente terá um menor, bulbos, que ocupam a maioria do espectro médio (amarelo e verde) como branco quente (2700K), será necessário produzir pouco PAR, enquanto as lâmpadas que produzem a maior parte do infravermelho irão produzir mais importante PAR, porém é o saldo de infravermelho e raios UVA, que geralmente oferecem sua melhor saída PAR.
PAR é provavelmente uma das considerações mais importantes na escolha de uma luz para o aquário, mas geralmente é mais procurada pelos aquaristas de marinhos e de água doce plantado. A fórmula científica de escolher as lâmpadas para um reef ou para um plantado seria a mais certa, com base no seu valor de Par e a quantidade de fótons emitidos por uma fonte de luz no comprimento de onda entre os 400 e os 700nm e absorvidos por um organismo no mecanismo da fotossíntese. Calcular exatamente a quantidade total de energia, ou melhor, ainda, a quantidade total de fótons, disponível e aproveitável para a realização da fotossíntese quando emitida por uma lâmpada não é uma tarefa nada fácil que exige a utilização de sensores PAR e leitores de dados bastante complexos e extremamente caros e o cálculo depende de muitos fatores.
Para entendermos bem o conceito de PAR podemos fazer a analogia com o fluxo luminoso. Enquanto que o fluxo luminoso subjetivamente determina a quantidade de luz que uma lâmpada produz, o PAR determina a quantidade de energia disponível para a fotossíntese que essa mesma lâmpada produz. Define-se a quantidade e qualidade da luz, disponível para o processo da fotossíntese. Quanto mais intensidade luminosa em todo o espectro luminoso, maior será o PAR, melhor para a fotossíntese e crescimento dos corais e plantas. A luz do sol tem um PAR ao redor de 1200 Micros Mol no inverno e 2000 Micros Mol no verão; em aquários a variação é muito grande em função do tipo de iluminação escolhida, só mesmo com um aparelho de medição para se determinar o PAR em diferentes pontos do aquário.
Atualmente não há nenhum fabricante de lâmpadas que faça estas medições.
Como aquaristas estamos sempre preocupados com a iluminação do nosso tanque; a habilidade dos corais e plantas de se adaptarem no aquário, pois depende também das condições de iluminação, ficam bem em certos ambientes, alteram cor em diferentes locais e às vezes até parte deles acabam morrendo em locais mais sombreados.
Definições importantes em que se aplica PAR em plantas e algas zooxantelas. Resposta fotossintética é o processo que começa quando a energia da luz é absorvida por proteínas, chamadas de centros de reação de fotossíntese que contêm clorofila causa uma reação química pelo hormônio citocinina da planta logo após a exposição ao comprimento de onda correto cerca de 670 nanômetros da luz, resultando na formação da clorofila, resultando em um crescimento contínuo de plantas, algas, zooxantelas e a capacidade de "alimentar" e propagar, e sem esse aspecto PAR 670 NM energia da luz, zooxantelas e plantas não podem propagar corretamente. Os resultados da falta deste PAR seria atraso no crescimento de plantas de água doce e falta de saúde dos corais no aquário pela falta das algas zooxantelas. Além disso, o PAR há pontos importantes, porém os pontos mais importantes ocorrem no lado vermelho e é geralmente incorporada mais ou menos a uma lâmpada de luz de cerca de 6500K, e não apenas uma lâmpada de infravermelhos ou só como é erroneamente considerada por muitos detentores de recife, somente no espectro UVA actínia (embora uma lâmpada de luz de 10.000K e 14.000 K pode proporcionar isso também para aprofundar mais densos tanques, embora com um pouco menos do ponto NM 670).
Isso pode variar com o tipo de lâmpada que como nem todas as lâmpadas 6.500K luz do dia são as mesmas, infelizmente, apesar das afirmações anedóticas repassadas dentro do aquarismo, em melhores testes financiados fora do show indústria do aquário que muitos corais duros, moluscos e outras espécies sésseis que dependem da fotossíntese das algas zooxantelas não só prosperam, mas também se propagam com a luz que atinge o PAR ideal, que geralmente é encontrado em torno de 6.500K, e não as classificações mais elevadas Kelvin tantas vezes feita, que são necessários para os aquários mais profundos do que 24-30 centímetros para atingir PAR máximo como 14.000K, apesar de alta intensidade lâmpadas de 6.500K podem geralmente penetrar tanques de água doce profundo e ter um bom desempenho nos tanques marinhos de recife quando equilibrado com actínia.
Estudos recentes mostram que o excesso de raios UVA e UVB podem brecar realmente coral e em um ambiente de aquário com mais luzes UVA ou UVB geralmente não são necessárias, embora com uma luz mais "azul", como a K 20000 MH podem penetrar mais profundamente devido ao fato de que a luz infravermelha é absorvida mais profunda a luz deve penetrar este não deve ser a única luz de cor para a maioria dos aquários melhor seria realmente se todos quiserem usar lâmpadas com elevados níveis de PAR, então não são lâmpadas de 6.500k, 10.000k, 14.000k e nem 20.000k, e sim lâmpadas entre os 2.000k e os 3.000k. Estas lâmpadas usadas em estufas de horticultura, que comprovadamente possuem níveis elevados de PAR, possuem por volta de 2800k. Mas ninguém quer usar estas lâmpadas em seus aquários, pois são lâmpadas que pertencem ao grupo mais fraco de restituição de cores (IRC ou CRI), pois apresentam comprimentos de onda elevados nos limites da zona visível; na zona azul e principalmente na zona vermelha. Isto ajuda a compreender a eficiência de uma lâmpada de 6.500k, pois é uma lâmpada de ponto intermediário por ser uma lâmpada mais equilibrada em termos de espectro permite ter bons níveis de PAR e, portanto ótimo crescimento das plantas, e ao mesmo tempo consegue garantir uma excelente reprodução de cores.
Alguns trabalhos recentes com este tipo de lâmpada têm provado que os corais, tal como as plantas, têm capacidade de absorver e utilizar todos os comprimentos de onda dentro da zona visível. Ao que parece alguns comprimentos de onda menos usados são responsáveis pelo despontar de processos biológicos essenciais ao seu metabolismo.
Pessoalmente acho este modelo de lâmpada com 6500K pouco naturais para serem usadas como iluminação única num reef. Por isso continuar a achar que devem ser complemento de lâmpadas HQI de 10.000k, particularmente para aquários plantados é um espetáculo, pois a coloração das plantas vermelha fica uma maravilha. Uma combinação de lâmpadas HQI 10.000K ou 14.000K com lâmpadas fluorescentes actínias produz um rico espectro de luz aproveitável pelos corais, grande quantidade de lux e agradável para os nossos olhos.
A qualidade do espectro da cor tem a ver com a fotossíntese e sobrevivência dos corais e plantas. Corais de águas rasas (recifes) recebem luz de todo espectro visível desde o violeta e azul na banda baixa (320nm) até o vermelho e laranja na banda alta (700nm). Lâmpadas com concentração de espectro na banda alta favorecem o crescimento de algas indesejáveis enquanto que na faixa baixa favorecem os corais e algas calcareas. A intensidade da luz (lux) tem a ver com o quanto uma fonte de luz brilha para iluminar 1 metro quadrado. Os aparelhos de medir lux não são bons de detectar a faixa azul e vermelha do espectro as quais são utilizadas na fotossíntese; eles são desenhados para captar mais a luz da faixa os quais o olho humano é mais sensível (verde) por isso não é de relevância para os corais, mas sim para plantas.
Mas com o passar dos meses, qualquer que seja a combinação de lâmpadas, o sistema vai perdendo qualidade de espectro e somente um aparelho de medição do PAR é capaz de nos indicar o grau de ineficiência, permitindo-nos fazer comparações de leituras anteriores e posteriores; este efeito é visível no comportamento de cor dos corais passando de cores acentuadas para cores mais escuras; geralmente lâmpadas HQI com 10 meses de uso já perdeu muito PAR e precisa ser trocada, as lâmpadas fluorescentes em media de 6 a 7 meses também necessitam ser trocadas pelo mesmo motivo.
Medindo o PAR
O PAR é medido em Micro Einsten (mE). O aparelho capaz de medir o PAR chama-se Quantum Meter. Este aparelho possibilita avaliar eficiência de refletores, posicionamento de corais e plantas no aquário, troca de lâmpada, entre outros.
Densidade de fluxo de fótons (fótons por segundo por metro quadrado), dentro da faixa de comprimento de onda visível (geralmente 400-700 nm). Ele indica o total de energia disponível para as plantas e corais para a fotossíntese e, portanto, um parâmetro chave para os estudos biológicos e ecológicos. Embora a quantidade de Kelvin bem como as conversões usando LUX é um fator questionável para de conversão PAR, são maneiras de obter estimativas do PAR, apenas um medidor específico PAR, pode dar a você é a melhor forma de medir esse aspecto muito importante de determinar a seu aquário os requisitos de iluminação, tanto na superfície e abaixo da superfície.
Além disso, este cálculo depende de outros fatores, como sejam, o tipo de lâmpada e o tipo de refletor, e de atenuantes tais como a propagação da luz no meio aquático em função da profundidade, etc. Normalmente é medido com um detector de banda larga que tem nominalmente resposta quantum constante em toda a gama de comprimentos de onda visíveis, e a resposta esférica nominal angular (para medir a radiação escalar). No entanto, a eficiência da fotossíntese não é constante para todos os comprimentos de onda, como está implícito na definição do PAR. Uma caracterização mais completa pode ser obtida através da medição da irradiação espectral escalar com um espectrorradiômetro como um HydroRad com coletores irradiação escalar.
Informações adicionais PAR

Alguns organismos, tais como cyanobactérias, as bactérias púrpuras e Heliobacteria, obtém a pode utilizar a luz nas regiões, tais como o infravermelho baixo. Estas bactérias fazem uso da luz inutilizável descartados pelo reino vegetal, neste caso, a luz fora do intervalo PAR requerido pelas plantas, razão pela qual cyanobactéria prosperar em condições de iluminação que incluem a 4.000 K e mais amarelo abaixo e porque actínia, bem como a luz equilibrada na faixa de 6.400K a 14.000K, combinada com a passagem da água através de um filtro esterilizador ultravioleta para matar livres e flutuantes cyanobacteria é importante para o controle. No caso da Red Slime cyanobactérias, essas cyanobactérias não usar os pontos PAR em 435nm e 675nm e em vez de utilizar mais o espectro de amarelo e verde meio claro que é mais comum em lâmpadas fluorescentes.
Para termos sucesso com nosso sistema de iluminação e preciso fazer uma bela pesquisa dos sistemas disponíveis no mercado com um pouco de paciência e boas informações se consegue um ótimo sistema de iluminação para nosso aquário seja ele plantado o de corais.


CLEBER LUIZ DA SILVA

2 comentários:

Anônimo disse...

exelente texto!adorei!!!!!!!
ass:roselaine campos

Anônimo disse...

Não sei se entendi muito bem, mas pelo que li neste texto ... seria melhor usar lâmpadas de 2000k a 14000k em um plantado?!?!?!?!
rafaelmleal@hotmail.com

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO